Operação prende influencer que usava documentos falsos de morador do Sul de MG há 5 anos
31/10/2024
Conforme as investigações, o acusado chegou a ser processado e foi a uma audiência judicial com os documentos fraudulentos. Vítima é de São Sebastião do Paraíso (MG). Operação prende influencer que usava documentos falsos de morador do Sul de MG há 5 anos
A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira (30) mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um influencer digital que se apresentava com documentos de um morador de São Sebastião do Paraíso (MG). O suspeito é investigado por falsificação de documentos de identidade e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os mandados foram cumpridos em Belo Horizonte (MG), por meio da Delegacia de São Sebastião do Paraíso, com o 1º Departamento de Polícia Civil de Belo Horizonte e da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (PUMA).
As investigações iniciaram há pelo menos dois meses. O alvo da operação é um influencer digital, que tem mais de 30 mil seguidores em redes sociais e é conhecido por divulgar uma casa de prostituição localizada na capital mineira.
Operação policial prende influencer que usava documentos falsos de morador de São Sebastião do Paraíso há 5 anos
Polícia Civil de Minas Gerais
Conforme a Polícia Civil, há pelo menos cinco anos o morador da capital mineira se apresentava usando documentos falsos da vítima de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.
De acordo com as investigações, o suspeito chegou a ser processado judicialmente como se fosse a vítima e, inclusive, compareceu a uma audiência judicial com os documentos fraudulentos.
Além da prisão, as buscas resultaram na apreensão de rascunhos de identidades falsificadas. Durante o interrogatório, o suspeito admitiu ter adquirido os documentos falsos no estado de São Paulo.
"Na busca e apreensão, nós descobrimos ali, de interesse investigativo, um rascunho de um outro documento que seria falsificado, com o primeiro nome igual ao da vítima, mas já com outros sobrenome e os demais dados de outro indivíduo, esse de outra cidade no interior de Minas, ou seja, indicando para nós que é o suspeito já ia falsificar outra identidade para trocar de identidade, mantendo só o prenome ali falso", informou o delegado Rafael Gomes.
A ação policial contou com o apoio do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte e da Coordenação de Apoio Policial (CAP).
Investigações
O delegado Rafael Gomes explicou que a investigação começou após um homem procurar a delegacia de São Sebastião do Paraíso em agosto.
A vítima havia percebido que sua identidade estava sendo usada por outra pessoa, teve o nome negativado e passou a responder a processos nas áreas cível e trabalhista.
"Ele sem saber do que se tratava, foi procurar e descobriu que aqui em Belo Horizonte havia um indivíduo vivendo como se fosse ele, ou seja, utilizando os dados civis, os dados de identificação como se fosse esse senhor lá de São Sebastião do Paraíso", informou.
“Eles não têm qualquer semelhança de nomes, nem no prenome, nem no sobrenome”, destacou o delegado.
Polícia Civil prende influenciador por falsificação de documentos de morador de São Sebastião do Paraíso, MG
Polícia Civil de Minas Gerais
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e buscam esclarecer, além dos crimes de falsificação de documentos e identidade falsa, a ligação do suspeito com uma casa de prostituição em Belo Horizonte, que ele promovia nas redes sociais.
O inquérito segue em andamento para apurar o envolvimento em outras possíveis fraudes. As investigações são conduzidas pela Delegacia em São Sebastião do Paraíso.
VEJA TAMBÉM
Cinco homens são presos durante operação contra tráfico de drogas em Três Pontas, MG
Operação prende suspeitos de tentativa de homicídio contra grupo criminoso rival em Nepomuceno, MG
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas