ET de Varginha: Memorial tem programação especial em comemoração aos 29 anos da suposta aparição
20/01/2025
Caso, considerado um dos mais intrigantes da história, completa 29 anos nesta segunda-feira (20). Suposta aparição de um ET movimenta a economia de Varginha há 29 anos
Um dos casos mais emblemáticos da história da ufologia está completando 29 anos. Foi no dia 20 de janeiro de 1996 que aconteceu a suposta aparição do ET de Varginha (MG). Para celebrar a data, o memorial dedicado ao evento terá uma programação especial.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O Memorial do ET estará aberto nesta segunda-feira (20) das 14h às 18h para atender o público. Para marcar a data, será lançado um novo espaço para as crianças no local. O dia também vai contar com brincadeiras, atividades lúdicas e os mascotes da cidade no memorial.
Memorial do ET de Varginha
Prefeitura de Varginha
O Memorial do ET foi inaugurado em novembro de 2022. Um ano depois, o espaço foi fechado para reformas e reaberto novamente em junho de 2024.
O prédio em formato de nave espacial possui reportagens e pesquisas sobre a suposta aparição extraterrestre na cidade. A entrada no local é de graça.
Além de ponto turístico, o local tem finalidade educativa com um planetário, que exibe filmes educativos e o histórico do caso do ET de Varginha. A história é contada em painéis suspensos e vídeos em nove televisões instaladas nas mãos de ET´s lúdicos, criados pelo artista plástico Gleiber Piva.
Estátua na Praça do ET em Varginha (MG)
Franco Junior/EPTV
“O Memorial está em constante transformação. Além de contar a história do Caso ET de Varginha, temos exposições de materiais históricos, esculturas, espaços interativos para fotos, um planetário, e agora, o Espaço Kid’s. Convidamos toda a população para celebrar e prestigiar nosso ilustre visitante”, afirmou a secretária de Turismo, Rosana Carvalho.
LEIA TAMBÉM:
Criaturas peludas, queda de nave e até carta de Bill Clinton: livro traz novos relatos sobre o ET
ET de Varginha ‘ressurge’ em 2023 com novo livro e promessa de turismo em local da aparição
ET de Varginha volta a ser assunto atual com luz verde avistada, novo game, livro e prêmio por vídeo
Rota do ET de Varginha: veja 8 locais para conhecer em alusão à criatura na cidade da suposta aparição
Caso do ET de Varginha completa 28 anos
Relembre o caso do ET de Varginha
No dia 20 de janeiro de 1996, a jovem Kátia Andrade Xavier e as irmãs Liliane de Fátima Silva e Valquíria Aparecida Silva disseram ter visto a criatura enquanto atravessavam um terreno no bairro Jardim Andere.
Elas costumavam passar pelo trajeto de sempre, mas resolveram cortar caminho por um terreno entre o bairro Jardim Andere e o Santana. Naquela época, um novo loteamento e um campo estavam sendo construídos no bairro.
Quando passaram próximo a um muro, ao lado de uma oficina, as irmãs ouviram a amiga Kátia dar um grito. Ao olharem na mesma direção que ela, viram uma criatura agachada. Com o grito, ela virou a cabeça para as jovens e as encarou por alguns segundos.
Caso de ET de Varginha ainda traz dúvidas e mistérios
Arte / Renato Munhoz / EPTV
Kátia Xavier, Valquíria Sílvia e Liliane Sílvia descreveram a criatura como um alienígena com "pernas, braços, chifres, pele marrom e olhos vermelhos".
VEJA MAIS:
👽 Chifres e olhos vermelhos: relembre o caso do ET de Varginha, que mobilizou o Brasil nos anos 90
🔎 ET de Varginha: terreno da suposta aparição deve virar ponto turístico no Sul de Minas
🛸 Materiais sobre a suposta aparição podem integrar novo acervo da Fundação Cultural; saiba como contribuir
👽 ET de Varginha: Relatos indicam mais aparições e avistamentos no Sul de Minas
O caso foi manchete no Brasil inteiro e marcou a história dos anos 1990 no país. Desde então, foram criadas diversas teorias, versões da história e levou estudiosos a buscarem respostas e explicações.
Na época, autoridades locais precisaram desmentir, mais de uma vez, que o tal ser havia sido capturado e que havia informações concretas sobre o suposto alienígena.
Varginha tornou-se, à época, o centro das atenções de pesquisadores e ufólogos que passaram a falar sobre o "ET de Varginha". E mesmo após 29 anos, ainda há especulações que giram em torno da suposta aparição, caso que acabou se tornando um folclore local.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas